COLÉGIO ESTADUAL WOLFF KLABIN – ENS. FUND., MÉDIO,NORMAL E PROFISSIONAL DISCIPLINA: História PROFº: José Fabrício de Oliveira ALUNO (A): _________________________________________________ Nº. ______ SÉRIE: 1 TURMA 1ºBL 1 DATA: ______/______/__________ VALOR: 5,0 NOTAS: _______ 4º BIMESTRE |
1-Responda
- Indica as diferentes classes sociais existentes em Atenas, bem como os seus direitos e obrigações.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Porque ocorreu a guerra do PELOPONESO na Grécia Antiga?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Responda as questões 3 e 4 com auxilio do texto
Origem dos Jogos Olímpicos
Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de
Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos jogos olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam aos esportes e a manutenção de um corpo saudável.No ano de
3. Onde e quando surgiram os jogos olímpicos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.Para que os Gregos usavam os jogos olímpicos?E no que acreditavam realizando?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira (0,2 cada )
a-Drácon
b-Sólon
c-Clistenes
d-Esparta
e-Atenas
( ) Ficou conhecida como o berço da democracia , pois é nessa que surge os primeiros pensamentos políticos democráticos .
( ) Era um legislador , e transforma todas as leis orais de Atenas em leis escritas .
( ) Ficou conhecida como polis militar , pois sua cultura estava baseada em normas rígidas e militaristas .
( ) Foi responsável em acabar com a forma oligárquica em Atenas .
( ) Era um legislador , que aprimora as leis escritas concedendo a libertação dos escravos por meio de dívidas .
2-Assinale a Alternativa Correta (0,2 cada )
a) fenícios.
b) hebreus.
c) caldeus.
d) egípcios.
e) persas.
02- (UFAC) Quanto aos hebreus, é correta a afirmação que:
a)foram o primeiro povo a elaborar uma religião monoteísta.
b) sua religião sempre foi politeísta.
c) durante toda a sua história tiveram uma religião monoteísta.
d) foram um dos únicos povos da chamada Antigüidade Oriental que, durante a maior parte de sua história, teve uma religião monoteísta.
e) adotaram facilmente a religião politeísta dos romanos.
03-(MACKENZIE) As diferenças políticas e econômicas entre espartanos e atenienses culminaram no conflito
Armado denominado:
a) Guerras Médicas
b) Guerras Púnicas
c) Guerra do Peloponeso
d) invasão macedônica
e) Guerras Gaulesas
04-Comparando-se a educação ateniense com a espartana, conclui-se que:
a) Os atenienses valorizavam a formação intelectual e física do homem, enquanto os espartanos, o militarismo.
b) As relações democráticas em Atenas possibilitavam que muitas mulheres se destacassem na sociedade.
c) Em Atenas desenvolveu-se o laconismo e em Esparta a xenofobia.
d) Os espartanos valorizavam o militarismo e o desenvolvimento da cidadania.O desenvolvimento intelectual ateniense permitiu a instituição da democracia e o fim da escravidão.
05-Quanto à participação política da mulher e dos estrangeiros em Atenas, século VI a.C., é correto afirmar que:
a) Clístenes acabou com o direito de participação política da mulher, dado por Sólon, mas manteve o direito de participação dos estrangeiros que vivessem em Atenas há pelo menos dez anos.
b) à mulher era assegurada a participação política desde que subordinada ao marido; os estrangeiros possuíam participação restrita à eleição de seus representantes.
c) Clístenes estabeleceu o direito de participação política das mulheres, mas acabou com o direito de participação dos estrangeiros e cidadãos.
d) as mulheres e os estrangeiros (metecos) não tinham participação política.
e) Todos possuíam direitos iguais em Atenas.
06-Os Persas ocupavam uma área que hoje corresponde ao:
a) Irã
b) Líbano
c) Egito
d) Israel
e) n.d.a.
07-(OSEC) Os fenícios dedicavam-se primordialmente ao comércio marítimo porque:
a) era grande seu excedente agrícola;
b) sua organização militar lhes garantia o domínio dos mares;
c) sua localização geográfica os induzia a isso;
d) sua organização política era fortemente centralizada;
e) sua atividade militar lhes proporcionava numerosos escravos para atuar nas galeras como remadores.
08-Em relação às mulheres Atenienses pode se destacar que:
a)Eram submissas aos seus maridos.
b)Realizavam as suas vontades próprias .
c)escolhiam o que mais lhe agradavam .
d)Eram mulheres guerreiras que lutavam por seus direito junto aos seus maridos.
e)Eram mulheres bravas e iam contra seus maridos .
Assinale v para alternativas corretas e F para alternativas falsas (0,1 cada )
a-( ) A sociedade ateniense era constituída por cidadãos, metecos e escravos.
b-( )A arte grega caracterizava-se pela perfeição, harmonia e equilíbrio das suas representações.
c-( ) Como vimos no conteúdo OS POVOS PERSAS, sabemos que eles construíram um grande império você pode afirmar isso. Tenha uma boa sorte na realização dessa prova,pois é a ultima desse ano e que nós possamos estar juntos nos próximos anos .Valeu tudo de bom .
d-( ) Em Esparta as crianças com sete anos eram preparas para as guerras e levadas ao campo de batalha .
e-( ) As crianças que nascessem com alguma deficiência física em Esparta eram levadas a um cativeiro .
f-( ) Os povos Hebreus construíram um grande império .
g-( ) Os povos Persas eram agricultores e praticante da religião politeísta .
h-( ) Os povos fenícios eram bons comerciantes e trabalhavam com a industria manufatureira .
i-( ) A lendária que designa a origem de Roma esta baseada na Lenda de Rômulo e Remo .
j-( ) Os persas acreditavam na vinda de um messias , um salvador e com isso as pessoas seriam julgadas de acordo com suas ações (bem e mal) .
k-( ) Clistenes é responsável por derrubar a forma oligárquica de Roma .
l-( ) O triunvirato em suma é o governo com três representantes .
m-( ) o Zoroastrismo religião persa estava baseada em dois princípios BEM E MAL .
n-( ) Hilotas é um membro da sociedade ateniense .
o-( ) Os metecos dentro da sociedade ateniense eram considerados estrangeiros e podiam exercer sua vida política livremente e não pagam impostos para sobreviver em Atenas .
p-( ) Os fenícios eram discípulos da religião ZOROASTRISMO .
Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário